sexta-feira, 12 de outubro de 2007

EMPREEENDEDORISMO CRISTÃO


O termo 'empreendedorismo' tem sido utilizado na linguagem corporativa no tema Gestão de Negócios para definir um comportamento (não um traço de personalidade) de um Empreendedor. Este por sua vez é definido como alguém que pratica, tenta, executa, é ativo e arrojado, etc. As pessoas não nascem empreendedoras (não é um traço genético), mas sim desenvolvem certas características pessoais, como desejo por um determinado projeto ou contribuir com a sociedade, ou até mesmo por orgulho pessoal e até mesmo o desejo de poder.
O empreendedorismo cristão é o termo usado àqueles empreendedores seculares que colocam seus projetos e suas empresas nas mãos de Deus (Ele é o Presidente) e atuam como diretores através da prática da chamada mordomia cristã.
O empreendedor típico é caracterizado por um equilibrio entre o seu perfil gerencial (“pé no chão”, pragmático e organizado), técnico (executor, operador, controla seu ritmo de trabalho) e seu próprio perfil empreendedor (vê oportunidades, sonha, pressiona e inova).
Na Bíblia, vemos muitos empreendedores que cometeram erros durante suas trajetórias, porém Deus os aproveitou como portadores de Sua Palavra, olhando seus corações e não o exterior. Exemplos:
· Noé: era um lavrador, mas embriagou-se com vinho (Gênesis 9.20-21). Porém era justo (Gênesis 6.8-9), merecendo a confiança de Deus.
· Jacó: era filho de Isaque, da linhagem da promessa, mas tornou-se um enganador (Gênesis 25.29-33; Gênesis 27.18-19). Porém era perseverante (Gênesis 31.6-7) e mudou sua personalidade, assumindo seu papel
· Moisés: não tinha perfil empreendedor (Êxodo 4.10-13), mas transformou-se em um lider (Êxodo 18.13-16) e intercessor de seu povo (Gênesis 32.11-14).
O empreendedor cristão contrasta com o empreendedor secular justamente por colocar suas decisões gerenciais de modo que não firam a Bíblia, como Palavra de Deus. Isto faz com que a ética cristã tome lugar em suas empresas, permeando toda a organização. Vejamos abaixo algumas atitudes de um típico Empreendedor Cristão:
· É confiante e disposto a assumir riscos, porém consulta a Deus antes através de oração para poder continuar.
· Tem iniciativa, é lider, sabe comunicar-se, porém as decisões são tomadas de modo que não se contraponham às verdades bíblicas.
· Identifica as oportunidades, antecipando-se às crises, porém com cautela e sendo orientado por Deus em oração para decisões de longo prazo.
· Possui as aptidões para prosperar o negócio, porém as usa em consonância com os preceitos éticos citados na Bíblia.
· Tem perseverança em consegue ver oportunidades onde outros enxergam problemas, mantendo-se fiel ao direcionamento que recebeu em transformar a empresa em um empreendimento com bases cristãs.
Contrapondo-se ao conceito de que o seu negócio não é nada mais do que você é, o empreendedor Cristão usa sua empresa para disseminação do Evangelho de Cristo.
Quando existem os obstáculos e as chamadas tribulações, existe uma clareza para o empreendedor cristão de que a empresa é dirigida por ele, mas não tem posse sobre ela. Atua direcionado pela Bíblia e não sómente por manuais de administração. Porém utiliza todas as técnicas éticas de gestão empresarial disponíveis e muitas vezes se esmera até mais por obtê-las, pois tem como objetivo a administração de algo que não lhe pertence. Esta é a principal diferença quando comparado com os empreendedores seculares.

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