sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Conversa séria

PLANO DE NEGÓCIOS
Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.
Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.
De acordo com o pensamento moderno, o plano de negócio é um documento vivo, no sentido de que deve ser constantemente atualizado para que seja útil na consecução dos objetivos dos empreendedores e de seus sócios.
O plano de negócios também é utilizado para comunicar o conteúdo a investidores de risco, que podem se decidir a aplicar recursos no empreendimento.
Para E. Bolson, plano de negócio "é uma obra de planejamento dinâmico que descreve um empreendimento, projeta estratégias operacionais e de inserção no mercado e prevê os resultados financeiros"[1]. Segundo o mesmo autor, a estratégia de inserção no mercado talvez seja a tarefa mais importante e crucial do planejamento de novos negócios.

Índice
· 1 Contexto e objetivos
· 2 Convenções mais utilizadas
· 3 Estrutura de um plano de negócios
· 3.1 Capa e sumário
· 3.2 Sumário executivo
· 3.3 Planejamento estratégico do negócio
· 3.4 Descrição da empresa/empreendimento
· 3.5 Produtos e serviços
· 3.6 Análise de mercado
· 3.7 Plano de marketing
· 3.8 Plano financeiro
· 3.9 Anexos
· 4 Referências

Nenhum comentário: