sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Atividades física promove saúde e auxilia aprendizado


Prática do esporte possui reflexos positivos também na socialização dos jovens

Preocupar-se com a linha pedagógica, o conteúdo programático e a infra-estrutura da escola é importante na hora de eleger a instituição que será a responsável pela educação do seu filho. Mas, além disso, há um fator essencial para uma boa educação, que nem sempre recebe a atenção que merece: a prática de atividade física.
Apesar de parecer bobagem para muitos, esta é uma atividade essencial para o desenvolvimento físico e cultural de crianças e jovens. E não pense você que esta é uma visão apenas dos professores de Educação Física. Muitos médicos e psicólogos já descobriram a importância desta prática e, por isso, defendem sua realização nas escolas. Segundo eles, a prática de atividade física na infância pode garantir a formação de adultos saudáveis e seguros.
Para quem acredita que isto não passa de conversa fiada, gerada pela mídia que vive a era de culto ao corpo, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, Antonio Cláudio Lucas Nóbrega, lembra os benefícios orgânicos proporcionados pela atividade física na infância. “Uma vida ativa em crianças contribui para diminuir da obesidade. As células adiposas, responsáveis por este fator, se multiplicam quando somos crianças e adolescentes. O exercício físico inibi a reprodução destas células, o que faz com que uma criança ativa se torne um adulto com menos células adiposas do que alguém que na infância teve uma vida sedentária. Em uma pessoa obesa, as células adiposas são grandes. No processo de emagrecimento é mais fácil diminuir do que eliminar estas células. Então uma pessoa com menor número de células adiposas terá mais facilidade para emagrecer, já que tem um menor número de células deste tipo, e também menos propensão à obesidade”, explicou.
Para o médico, um aspecto fundamental na prática de atividade física na fase escolar é a criação do hábito. “O benefício principal é que o indivíduo cria o hábito. A prática esportiva é como um hábito higiênico: deve ser freqüente para garantir benefícios. A atividade física na infância e na adolescência são estímulos para a saúde e para a medicina preventiva, já que é mais provável que uma criança fisicamente ativa se torne um adulto ativo evitando assim problemas comuns provocados pelo sedentarismo”, disse o médico, ressaltando que os exercícios podem ser definidos em três linhas: Atividades físicas - qualquer aumento de gasto energético; Exercício Físico - exercício com o objetivo de ganhar condicionamento; e Desporto - jogos e competições com regras. “O Estado e as escolas devem oferecer um destes tipos de atividade. O importante é que a atividade seja de interesse da criança. O esporte é recomendável porque além dos benefícios do aspecto físico, aumenta o bem estar social e ensina às crianças a lidarem com a vitória e a derrota”.
Professor de Educação Física e membro da Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, Murilo Elbas, que está lançando o livro “Em busca do corpo”, que aborda conceitos chaves para se manter um corpo saudável, destaca a importância da atividade física para o desenvolvimento da psicomotricidade da criança. “Nas aulas de Educação Física infantil são trabalhados aspectos do equilíbrio e da coordenação. No adolescente trabalhamos, junto com a orientação pedagógica, para que os alunos possam extravasar seu estresse, suas emoções e suas problemas através da atividade física”.
De acordo com o professor, as crianças que praticam atividades físicas desenvolvem os dois hemisférios cerebrais, o que estimula o raciocínio e facilita a aprendizagem. Trabalhar o desporto é, na opinião de Murilo fundamental. “O desporto dá ao jovem uma visão de vida saudável. É preciso que ele seja trabalhado nas escolas para que os jovens descubram suas aptidões.”
:: O que observar na hora da escolha?


· Espaço físico
As escolas devem ter espaço para a realização de atividade física. Murilo lembra que a atividade física pode ser feita até em casa, mas não é o ideal.
· Qualidade A qualidade dos profissionais. As aulas de Educação Física devem ser realizadas por profissionais da área. Tipo de atividade
· Conversar com professores para descobrir qual o tipo de atividade física desenvolvida na instituição para saber se é isto que realmente você e seu filho desejam.
· Freqüência Observar a freqüência com que é realizada a atividade. Segundo o professor Murilo, o ideal é de duas a três vezes por semana. “Consideramos uma vez por semana um estímulo débil, pois é insuficiente”.

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