domingo, 4 de novembro de 2007

Glóssário Pedagógico

APLICATIVOS: Referem-se à produtos de software. Podem ser processadores de texto, sistemas de autoria, programas de desenho, pintura, ilustração, planilha eletrônica, entre outros.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: A noção de colaboração parece ser uma valiosa maneira de encorajar o acontecer do aprendizado em sala de aula. O termo colaboração, segundo Paul Brna (1998, in Revista Brasileira de Informática na Educação), é vista como um conjunto de possíveis relações entre os participantes. Envolve uma atividade sincrônica, coordenada, que é resultado de uma contínua tentativa de construir e manter uma concepção partilhada de um problema.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA: Técnica na qual os estudantes se ajudam no processo de aprendizagem, atuando como parceiros entre si e com o professor, visando adquirir conhecimento sobre um dado conteúdo. Refere-se ainda à troca de experiência entre parceiros. O trabalho cooperativo é realizado através da divisão do trabalho entre os participantes como uma atividade onde cada pessoa é responsável por uma porção da solução do problema.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA MEDIADA POR COMPUTADOR: Área de estudos que trata de formas pelas quais a tecnologia pode apoiar os processos de aprendizagem promovidos através de esforços cooperativos entre estudantes que estão trabalhando em uma dada tarefa.

APRENDIZAGEM COOPERATIVA DISTRIBUÍDA: Consiste no desenvolvimento de atividades centradas na aprendizagem cooperativa com o suporte das tecnologias da Internet ou Intranet. A comunicação e a interação são pontos chave utilizando-se da tecnologia para a troca e busca da informação, e, posteriormente para a formação de um corpo de conhecimento comum.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: É uma das formas possíveis de avaliação do desempenho do aluno. Visa diagnosticar e identificar qual o nível de conhecimento do aluno a respeito de dado conteúdo.

AVALIAÇÃO FORMATIVA: É também uma das formas de avaliação do desempenho do aluno. Visa avaliar o rendimento do aluno durante todo o processo de aprendizagem em um curso, ou módulo ou, ainda, tópico determinado para estudo. Durante esta avaliação é possível detectar falhas ou dificuldades ao longo do processo de um programa de estudo em EAD.

AVALIAÇÃO SOMATIVA: Uma das formas de avaliação de desempenho do aluno. Ocorre ao final de dada porção de conteúdo. Pode ser vista como uma prova, um teste, um trabalho de fim de curso a fim de verificar o conhecimento adquirido ao longo do processo de estudo. Procura verificar a totalidade de conhecimento aprendido.

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA: É também identificada como um processo de medida. São atribuídos valores quantitativos aos itens de testes e provas. São verificadas respostas certas ou inadequadas.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA: É realizada tanto ao longo do processo (formativa) como ao final do processo de aprendizagem (somativa). Consideram-se métodos diversos de acompanhamento do aluno como técnicas de observação, participação nos debates, nos seminários e em outras técnicas de aprendizagem ou estratégias de ensino.

BIBLIOTECA VIRTUAL: Coleção de livros, textos e informações textuais representadas de diferentes formas disponíveis de forma organizada, catalogada segundo padrões especificados pela Ciência da Informação na rede de telecomunicações.

BROWSER (NAVEGADOR): Software aplicativo que permite a procura na rede como textos, imagens, gráficos de maneira aleatória ou sistemática.

CD-ROM: dispositivo de armazenamento de informações de forma digital.
Chat ou sessão bate-papo: É um sistema onde são permitidas conversas on line, onde uma ou mais pessoas participam ao mesmo tempo de uma conversa.

COMPORTAMENTALISMO (BEHAVIORISMO): Tem sua origem no trabalho de J.B. Watson. Em sua visão, a psicologia diz respeito somente ao comportamento não se ocupando de mecanismos de formação da consciência ou de raciocínio. A aprendizagem é definida como uma mudança observável do comportamento do indivíduo. A estrutura interna do raciocínio e do processo de aprendizagem não são fatores relevantes neste processo.

COMUNICAÇÃO SÍNCRONA E/OU ASSÍNCRONA: diz-se da comunicação realizada on line que pode ser em tempo real (síncrona), isto é, simultânea, ou com uma defasagem de tempo, isto é, de forma assíncrona.

CONSTRUTIVISMO: De acordo com Freitag (1993), o construtivismo é descrito como uma corrente de pensamento que vê o processo de aprendizagem como uma ação refletida de construção interiorizada nas estruturas mentais, onde o pensamento não tem fronteiras, ele se constrói, se desconstrói, se reconstrói, baseado no pressuposto de que as estruturas do pensamento, do julgamento e da argumentação dos sujeitos não são impostas aos indivíduos, de fora, nem são, porém, consideradas inatas. São o resultado de uma construção realizada por parte do sujeito em longas etapas de reflexão. Os maiores representantes são J. Piaget e L.S. Vygotsky.

CORREIO ELETRÔNICO DE VOZ: sistema similar ao correio eletrônico que permite o envio e a recepção de arquivos de voz digitalizados via rede.

FAQ ( FREQUENTLY ASKED QUESTIONS): Lista de perguntas e respostas relativas às dúvidas mais comuns sobre determinado assunto

FERRAMENTAS: Diz-se de mecanismos disponíveis on line para facilitar a comunicação entre os usuários da rede. Exemplos podem ser: programas de mecanismo de busca de informação, programas para comunicação como e-mail, fórum, entre outros.

FÓRUM: Discussão aberta onde uma ou mais pessoas possuem o conhecimento do assunto em questão e um grupo inteiro participa.

GRUPOS DE DISCUSSÃO E/OU E-GROUPS OU NEWSGROUPS: Ferramenta que permite a troca pública de mensagens sobre os mais variados assuntos que possibilita o armazenamento das mensagens em determinado local.

HARDWARE: Equipamento, partes físicas de um computador como mouse, monitor, teclado, entre outros.

HOME PAGE: Página inicial de qualquer endereço eletrônico com conexão ou hyperlinks para outros servidores da Internet.

INTERATIVIDADE: Fenômeno elementar das relações humanas entre as quais estão as relações educacionais. Depende da cultura do grupo. A interação em EAD não ocorre apenas entre o aluno e o conteúdo, mas sim entre alunos entre si, entre aluno e professor, entre alunos e o professor, entre alunos e a instituição de ensino e ainda entre todos os elementos que compõem o universo do indivíduo inscrito como aluno.

INTERFACE: Constitui o meio pelo qual se realiza a interação entre o usuário e o software no qual ele interage. A interface é o que se vê, assim, no caso de uso educacional é fundamental uma interface agradável entre o aluno e o ambiente de aprendizagem mediado por novas tecnologias. O termo interface designa um elemento discreto e tangível através do qual o usuário anui a informação e sua manipulação em um sistema computacional. É a forma de representação do modelo organizacional da informação, uma forma de visualização do conteúdo e o meio que permite o acesso a este mesmo conteúdo.

LISTA DE DISCUSSÃO: Sistema de armazenamento e distribuição de mensagens eletrônicas para grupos específicos sobre detrmindo tema, no qual todos os participantes recebem a mesma mensagem.

MODERADOR: Função exercida por um integrante de uma lista de discussão e tem por finalidade evitar que aquele fórum tenha seus objetivos desvirtuados. Geralmente um moderador interfere quando as discussões resvalam para a agressividade ou quando a lista começa a receber grande número de mensagens cujo teor esteja fora do assunto para o qual a lista foi idealizada.

MULTIMÍDIA/HIPERMÍDIA: Os sistemas hipermídia/multimídia caracterizam-se pelo tipo de informação que é especificada, manipulada, editada, armazenada e recuperada. Podemos representar diferentes tipos de informações em um computador, tornando-o um meio tecnológico para o aprendizado e a comunicação. Em seu sentido mais amplo refere-se à apresentação de informações através da integração de distintas mídias (textuais, visuais, sonoras e animadas), em uma única apresentação. É, na verdade, um método de integrar e projetar tecnologias de computador em uma só plataforma, de maneira a permitir ao usuário final inserção, criação, manipulação e utilização com o uso de uma só interface de usuário.

MURAL OU QUADRO DE AVISOS: É um serviço on line onde mensagens são colocadas e ficam à disposição da comunidade para leitura. Em comparação com o correio eletrônico, o mural eletrônico oferece a vantagem de a mensagem existir sob forma de cópia única, mais econômico em termos de espaço ocupado e permanece durante um determinado tempo exposta no site para todos os usuários do serviço.
NETIQUETA OU NETIQUETTE: Termo que se refere às boas maneiras de usar a Internet, como não enviar mensagens que possam ofender alguém ou escrever com letras maiúsculas, por exemplo.


SALA DE AULA ELETRÔNICA: Utiliza múltiplas janelas para disponibilizar a informação sobre o conteúdo que está sendo ensinado/aprendido e sobre o ambiente de trabalho do aluno e do professor. Em geral, cada aluno tem uma sala de trabalho pessoal que está interligada em rede com os outros componentes do grupo. Emulando uma sala de aula tradicional , o sistema permite que o professor apresente uma lição on line aos alunos nas estações de trabalho remotas. Os alunos e professor possuem janelas com lista de presença, perguntas e comentários dos participantes, além das ferramentas como chat, mural, agenda , entre outras.


SITE: endereço cuja porta de entrada é sempre sua homepage.

SOFTWARE: conjunto de linhas de código com um intuito ou propósito definido, configurando um programa para computador.

TAXONOMIA DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS: e acordo com Bloom, a taxonomia para objetivos educacionais compreende três grandes domínios: cognitivo, afetivo e psicomotor. Nos ambientes on line trabalhamos com o desenvolvimento do domínio cognitivo, já que este refere-se aos objetivos vinculados à memória e ao desenvolvimento das capacidades e habilidades intelectuais. Bloom descreve a aprendizagem como um crescendo de níveis mais complexos.
Os níveis de complexidade da área cognitiva são:
CONHECIMENTO: relembrar o que foi aprendido. Pode ser uma grande quantidade de fatos, mas consiste, apenas, em recuperar informação;
COMPREENSÃO: Habilidade para explicar o conhecimento em suas próprias palavras;
APLICAÇÃO: Habilidade para usar abstrações em situações particulares e concretas. O indivíduo reconhece quando, onde e como utilizar o conhecimento;
ANÁLISE: Habilidade de dividir o que foi aprendido em partes de tal forma que sua estrutura organizacional seja entendida;
SÍNTESE: Habilidade para unir partes ou conceitos a fim de formar um todo;
AVALIAÇÃO: Habilidade de julgar material baseado em critérios reconhecendo suas conexões e interações.

http://www.edukbr.com.br/colunas/glossario.asp?

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